Visão Geral


- Aniversário: 30 de julho
- Fundação: 30 de julho de 1962
- Padroeiro (a):Sagrado Coração de Jesus
- Gentílio:Ichuense
- Cep: 48725-000
- População: 6232 (estimativa)
- Prefeito (a): (PSD)
2021 - 2024
Índice
Cultura
A cidade tem como principais festas culturais:
30/07 - Aniversário da Cidade;
23/09 - Dia Municipal da Cultura Evangélica;
29/10 - Consagração do Município ao Sagrado Coração de Jesus;
20/11 - Dia da Consciência Negra;
Além disso, durante o ano são celebradas as festas juninas, em dezembro o réveillon, bem como diversas cavalgadas.
Geografia
Ichu limita-se com os municípios de Candeal e Serrinha por linha imaginária, Conceição do Coité e Riachão do Jacuípe pelo Rio Tocós Possui uma área total de 128 km². Através da BR-324, distância 178 km de Salvador (capital do estado), 67 km de Feira de Santana (cognominada Princesa do Sertão) e, por estradas vicinais, 23 km de Serrinha, 27 km de Conceição do Coité, 21 km de Riachão do Jacuípe.
População
Ichu é um município brasileiro do estado da Bahia. De acordo com a estimativa do IBGE em 2013, a população de Ichu é de 6.232 habitantes. Tem uma área total de 127,668 km².
História
O nome do município se originou com a fazenda de nome Enxú, cujos primeiros proprietários foram Joaquim Lázaro Carneiro e sua esposa D. Umbelina Maria Carneiro, construída por volta dos anos de 1920. A fazenda ficava no Distrito de Candeal. Por divergências religiosas entre a Igreja Católica local e a Igreja Batista, o local escolhido para as missas foi a fazenda. Por volta de 1925 começou a construir o povoado ao redor da mesma fazenda.
Foi criado como Distrito com o nome de Ichu, pelo Decreto nº 9.556, de 10 de junho de 1935, subordinado ao município de Riachão do Jacuípe. Foi elevado à categoria de município com a mesma denominação, pela Lei Estadual nº 1.766, de 30 de julho de 1962, desmembrado do mesmo município de Riachão do Jacuípe. Instalado em 7 de abril de 1963, com a posse dos vereadores e o primeiro prefeito eleito.
Turismo
Compõe a bacia hidrográfica do Paraguaçu e do Jacuípe, tendo como seus rios principais os temporários Rio Tocó,Caldeirão da Onça, Tábua Formigueira ou Rio da Vargem. Sua hidrogeologia possui aquífero de importância muito pequena, com profundidade do nível estático de 0 a 30 m. Atualmente o município de Ichu possui os seguintes povoados: Mumbuca, Barra, Varjota, Nova Esperança, Licurí, Praianos, Formigueiro, Umbuzeiro e Casa Nova além de diversos vilarejos e fazendas como por exemplo: Morro Redondo, Fazenda Massapê, Fazenda Tolda, Fazenda Canavial, Fazenda Periquito Fazenda Folgador e Lagoa do Cansansão, Cedro, Inferninho, Capoeira do Rio, Calumbi, Queimada, entre outros.
Letra do Hino
Das Inchus as obreiras do mel,
Vem teu nome ó Ichu Laborioso
Do lidar do teu povo fiel
A doçura de ser venturoso.
Do teu solo em triângulo nos vem
A lembrança do Deus uno e trino
Que a teus filhos conduz para o bem
Com mil bênçãos de amor peregrino.
Teu passado foi árduo plantar,
Teu presente é risonho florir
Teu futuro será espalhar
Os bons frutos do teu produzir.
Honra aos que te fizerem surgir
Nestas plagas da heróica Bahia
Honra aos que te preparam o porvir
Do esplendor, do progresso e harmonia.
Que tu possas crescer pelo amor
Pra que sejas em tudo eficaz
Da justiça e da Fé o vigor
Te transforme em gigante da paz.
Que do Cristo o real Coração
Seja sempre o modelo e a glória
Do teu povo vibrante em ação
Construindo, com ardor, tua história.